O Jaguar XE 300 Sport foi apresentado e já estabeleceu um novo recorde

A apresentação do novo Jaguar XE 300 SPORT foi marcada por um novo recorde de volta. A edição especial desportiva da berlina foi o primeiro veículo a realizar uma volta lançada na pista de gelo artificial mais longa do mundo, em Flevonice, Holanda. Para tal, teve de bater o campeão olímpico de patinagem no gelo e conseguir o tempo mais rápido.

 

Após conquistar a medalha de ouro para a Hungria na prova de 5.000 metros nos Jogos Olímpicos de Inverno, o patinador de velocidade Shaolin Sándor Liu estabeleceu um patamar elevado, percorrendo a pista do Flevonice Sports e Funpark em 4 minutos e 4 segundos.

Para dar mais emoção à prova gelada, a namorada de Shaolin, e membro da equipa britânica de patinagem de velocidade Elise Christie, integrava a equipa da Jaguar no banco do passageiro. O XE 300 SPORT beneficiou do avançado sistema de tração integral e das tecnologias sofisticadas de tração para manter o equilíbrio. O responsável pelo desenvolvimento do Sistema de Estabilidade, Sean Haughey, conseguiu dar a volta à pista em 3 minutos e 3 segundos a uma velocidade média de 59 km/h.

Mike Cross, Chief Engineer at Jaguar Land Rover, declarou: “O gelo é uma das superfícies mais complicadas para qualquer veículo e, com esta prova, o XE demonstrou a sua capacidade sobre qualquer superfície com um comportamento inigualável nas condições mais adversas”.

Mantendo o compromisso desportivo e o ADN da Jaguar, o novo 300 SPORT incorpora o avançado motor Ingenium 2,0 litros a gasolina de 300CV, que lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em 5.7 segundos. Com 400 Nm de binário, a aceleração sem esforço do 300 SPORT em redor do circuito de gelo foi demasiada para o Campeão Olímpico.

Shaolin Sándor Liu disse: “Sempre pensei que teria uma enorme vantagem sobre o veículo no gelo e fiquei muito satisfeito com o meu tempo, tendo em consideração as condições, mas quando vi entrar o 300 SPORT em ação tive a sensação desde o primeiro instante de que iria ser muito mais rápido que eu”.

Já Elise Christie afirmou: “Eu queria enfrentar o XE 300 SPORT mas estar sentada no banco do passageiro proporcionou-me uma das experiências mais incríveis da minha vida e que jamais esquecerei. Não creio que tivesse sido capaz de dar uma volta tão rápida como o Campeão Olímpico e com a tração integral do Jaguar a volta foi impressionante”.

O novo 300 SPORT junta-se à gama do XE bem como à do XF e do XF Sportbrake com um design exterior único e elementos de design interior exclusivos. E enquanto a gama XE estará disponível apenas com o motor Ingenium 2,0 litros a gasolina de 300 CV, nos XF e XF Sportbrake estará também disponível o motor Jaguar 3,0 litros TDV6 de 300 CV.

 

Exterior e Interior

 

Todos os modelos 300 SPORT incorporam detalhes únicos em Dark Satin Grey incluindo os acabamentos dos espelhos exteriores, spoiler traseiro e acabamento da grelha dianteira, em complemento aos logótipos 300 SPORT na grelha dianteira e na tampa da bagageira. As jantes em liga leve de 19 ou 20 polegadas com acabamento Satin Technical Grey são incorporadas exclusivamente nesta edição especial, bem como as pinças de travão com o anagrama 300 SPORT. Em complemento, o cliente poderá selecionar entre três cores exteriores para os modelos XF: Yulong White, Indus Silver e Santorini Black, enquanto o XE estará também disponível em Caldera Red.

 

 

No interior mantêm-se os detalhes especiais de design, como as costuras em amarelo no volante, nos bancos, nos painéis das portas e apoio de braço. Nas outras alterações incluem-se anagramas 300 SPORT nas proteções das embaladeiras (com opção de iluminação no XF), tapetes desportivos e o anagrama 300 SPORT em relevo no volante e encostos de cabeça.

Os proprietários dos XE, XF e XF Sportbrake estarão também mais ligados ao sistema de entretenimento e ao seu ecrã de 254 mm (10 polegadas) Touch Pro incorporado de série.

Outras melhorias de design incorporadas de série nos três modelos são as proteções das embaladeiras metálicas com o anagrama Jaguar (iluminadas nas versões XF), as molduras das janelas Chrome, os comandos dos bancos elétricos Chrome, tapetes em alcatifa premium, os pedais metalizados brilhantes e o espelho retrovisor interior sem moldura e com antiencandeamento automático.

 

 

Fonte: Auto+

One Comment

  1. Pingback: Jaguar retira XE S e XF S do mercado europeu - British Car Club Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *