Morris regressa como fabricante de comerciais totalmente eléctricos

O nome Morris poderá voltar mais uma vez às estradas, após o anúncio da Morris Commercial de que apresentará em breve ao público o seu primeiro modelo, o Morris JE.

A Morris Commercial, propriedade da China Ventures, sediada em Warwickshire, deverá trazer de novo ao mercado a divisão de comerciais da Morris com uma nova gama de veículos de mercadorias totalmente eléctricos. Significa, portanto, que versões modernas de carros icónicos, como o Morris Minor e Oxford, não deverão chegar tão cedo, já que a empresa não tem como objectivo a produção de veículos de passageiros.

O primeiro modelo planeado é o Morris JE, um furgão inspirado no Morris J-Type que foi produzido entre 1948 e 1961, segundo a Morris Commercial.

Embora o Morris JE claramente remeta para os comerciais clássicos, o fabricante afirma que o modelo é uma máquina totalmente moderna. Todos os Morris JE serão veículos puramente eléctricos que usam “as melhores tecnologias disponíveis de emissões zero”, de acordo com a marca.

A empresa afirma que a carroçaria revivalista será construída inteiramente em fibra de carbono, dando ao Morris JE um posicionamento “premium” dentro do mercado dos comerciais ligeiros. Detalhes sobre a tecnologia utilizada no Morris JE são ainda escassos, embora se espere que a Morris Commercial utilize motores provenientes de fabricantes de automóveis chineses. É altamente provável que a SAIC Motor Corporation, proprietária de nomes como a MG e Austin, esteja envolvida no projecto, uma vez que o director executivo da Morris Commercial, Dr. Qu Li, é também director da LDV, propriedade da SAIC e que já produz comerciais totalmente eléctricos. A SAIC também detém os direitos sobre o nome Morris desde 2007, quando se fundiu com o proprietário da MG, Nanjing Automobile empresa que detém os activos do extinto MG Rover Group.

Embora a Morris Commercial afirme que o JE foi projectado para ser “extremamente atractivo para grandes e pequenas empresas focadas no meio ambiente”, provavelmente despertará também interesse de condutores de comerciais, localizados nas cidades e nos arredores, devido às cada vez mais comuns zonas de emissões reduzidas das cidades europeias.

A Morris ainda não revelou datas de lançamento do seu primeiro modelo, embora tenha afirmado que a apresentação do protótipo Morris JE deva acontecer ainda neste outono. A Morris afirma que o veículo que será apresentado ao público é “totalmente funcional”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *