Jaguar retira XE S e XF S do mercado europeu

Os tempos mais recentes têm sido fatais para as versões de maior cilindrada de diversos modelos de todas as marcas e esta tendência acaba de chegar à Jaguar com o anúncio do fim de comercialização do XE e XF com motor V6 Supercharged em solo europeu.

 

Apenas um dia após o anúncio dos novos XE e XF 300 Sport equipados com o motor Ingenium 2.0 de 300cv a Jaguar confirma o fim das versões “S” das suas berlinas devido às alterações que o motor 3.0 S/C necessitaria para cumprir os limites de emissões com a nova homologação WLTP. Segundo fontes internas, com volumes de vendas de cerca de 2% do total de vendas dos dois modelos seria muito difícil justificar o investimento para tornar o motor apto para comercialização a partir de 1 de Setembro.

Apesar de o fim das vendas desta versão na Europa ser, para já, apenas para o XE e XF é de esperar que pelo menos F-Pace e XJ se sigam. Já no caso do F-Type o caso poderá ser diferente, uma vez que os volumes limitados de vendas podem garantir-lhe uma isenção do cumprimento das novas normas.

No entanto, XE S e XF S continuarão a ser vendidos nos EUA onde a nova legislação não se aplica. Por cá as versões S são indirectamente substituídas pela já referida versão 300 Sport, não havendo informação quanto a uma futura versão mais potente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *